Justiça determina que Rau da Funerária assuma Câmara de Biritinga após morte de vereador.


Nesta segunda-feira (9), a disputa pela presidência da Câmara Municipal de Biritinga, na Bahia, ganhou um novo desdobramento com uma decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). O vice-presidente da Casa Legislativa, Anderson do Nascimento Santos (PSD), conhecido como Rau da Funerária, foi autorizado a assumir o cargo de presidente de forma interina após a morte do vereador Joivan Soares Gonçalves, o "Joivan de Marinalva", ocorrida no dia 22 de maio.

A determinação judicial se baseou em uma interpretação do regimento interno da Câmara, que estabelece que o vice-presidente deve assumir automaticamente a presidência em casos de afastamento definitivo do titular. No entanto, a legislação interna não especificava o procedimento a ser adotado em caso de falecimento do presidente, levando à escolha temporária de outro vereador para o cargo.

Após a morte de Joivan, outros vereadores realizaram uma eleição e empossaram Josemir da Cruz Moura (Josemir da Saúde) como novo presidente no dia 29 de maio. A oposição à posse de Rau da Funerária argumentava que a ausência de uma cláusula sobre falecimento no regimento interno justificava a nova eleição.

Contudo, com a recente decisão do TJ-BA, ficou estabelecido que a regra se aplica também em situações de falecimento. Assim, Rau da Funerária assume interinamente a presidência da Câmara de Biritinga enquanto se decide o futuro da mesa diretora.

* Cleriston Silva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas mulheres morrem vítimas de acidente de moto em estrada vicinal de Valente.

Veículo da Saúde de Valente se envolve em acidente na BR-324.

Valente: Show do Padre Fábio de Melo já tem horário definido.