Projeto Sertão Vivo é lançado em Itiúba com foco em ações sustentáveis e combate à pobreza rural.
Foi lançado no sábado, 28, no município de Itiúba, o projeto Sertão Vivo – Semeando Resiliência Climática nas Comunidades Rurais do Nordeste. A iniciativa, promovida pelo Governo da Bahia em parceria com o BNDES e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), conta com investimento de R$ 300 milhões e deve alcançar cerca de 300 mil pessoas em 49 municípios do semiárido baiano.
Durante o evento, o governador Jerônimo Rodrigues afirmou que mais de seis mil famílias serão atendidas no município. “Cada município tem cadastro de famílias, como é o caso aqui. Mais de 6 mil famílias em Itiúba serão beneficiadas com esse investimento de água, de produção, de cultura”, declarou. Ele ainda destacou a articulação com os parceiros: “A gente lançou aqui junto com o BNDES, junto com o FIDA, que é um órgão da ONU, para que a gente possa, a partir de hoje, chegar ainda mais junto.”
As ações incluem a implantação de tecnologias de pequena escala para captação e armazenamento de água, apoio à produção agroecológica, e fortalecimento da segurança alimentar. As comunidades contempladas são identificadas por meio do Cadastro Único e outros indicadores sociais e ambientais, como a disponibilidade hídrica.
O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, afirmou que o projeto busca fortalecer a resiliência climática dos agricultores familiares. “Esse trabalho vai garantir que os produtores enfrentem os desafios do clima sem abrir mão da produção”, afirmou.
Também foi assinado um Protocolo de Intenções voltado à conservação ambiental, restauração de áreas degradadas e monitoramento socioambiental no meio rural, como parte das metas de sustentabilidade do programa.
* infoserrinha
Comentários
Postar um comentário