Eleições que podem mudar rumos do PT acontecem neste domingo.


O Processo de Eleição Direta (PED) que vai definir os novos presidentes nacional, estaduais e municipais do Partido dos Trabalhadores (PT) acontece no próximo domingo, 6.

Caso haja necessidade, a eleição será definida em segundo turno, que vai ocorrer no dia 20 de julho Ao todo, 2.959.823 filiados estão aptos a participar do processo em todo o país.

A disputa pela presidência nacional conta com quatro nomes: Edinho Silva, ex-ministro e prefeito de Araraquara (SP), que conta com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e é o favorito na corrida interna; Valter Pomar, Romênio Pereira e o ex-presidente do partido Rui Falcão também concorrem ao comando da sigla.

Segundo dados da organização, o processo ainda reflete desafios de renovação. Apenas 4,3% das candidaturas registradas são de jovens com menos de 30 anos. Ao todo, foram homologadas 253 candidaturas de jovens, 1.503 de mulheres (26%), 2.557 de pessoas negras (pretos e pardos, representando 45%) e 65 de indígenas. O pleito terá 5.542 candidaturas municipais e 95 estaduais.

Entre os estados, o Amazonas lidera em diversidade de disputa com sete candidatos ao diretório estadual. No extremo oposto, o Acre tem apenas um nome na corrida.

Cenário baiano

Na Bahia, o PT terá eleições em 381 municípios. Os candidatos à presidência estadual do partido são: Gabriel Cavalcante, Jonas Paulo, Paulo Riela, Rodrigo Pereira e Tássio Brito, apoiado pelo senador Jaques Wagner.

Em Valente:

Conforme relatos de quem participou dos diálogos realizados com o propósito de discutir o pleito eleitoral, o ex-prefeito Ismael Ferreira deve assumir a direção da legenda no município.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas mulheres morrem vítimas de acidente de moto em estrada vicinal de Valente.

Veículo da Saúde de Valente se envolve em acidente na BR-324.

Valente: Show do Padre Fábio de Melo já tem horário definido.