Valente esteve presente na reunião sobre o Canal do Sertão Baiano, em Feira de Santana.
Durante todo o dia de sexta-feira, 24/10, no auditório da Secretaria de Educação de Feira de Santana, aconteceu o encontro sobre o Canal do Sertão Baiano - transposição das águas do Rio São Francisco, de Juazeiro até às barragens em Capim Grosso e região, suprindo as necessidades da população da região do Sisal e Bacia do Jacuípe.
Um evento de grande porte, reuniu dezenas de prefeitos, Secretários Municipais, Vereadores, órgãos estaduais e municipais, Casa Civil do Governo Federal, associações comunitárias, entidades e representantes de povos da região.
O evento contou com a participação dos Deputados: Daniel Almeida (Federal); José de Arimatéia (Estadual). Além de órgãos importantes como: CERB, INEMA, e Secretaria de Infra Estrutura Hídrica da Bahia.
VALENTE esteve representada no evento pelo Vereador Vado do Hospital (vice-presidente da Câmara de Vereadores) e representando o Prefeito Ubaldino Amaral; a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Agricultura (por Mero Lopes); e o amigo Antônio José de Jesus (Pelezinho) - representando a Associação a comunitária de Curralinho, única associação da região do sisal e Bacia do Jacuípe presente ao ato.
O anfitrião do evento, Prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, saldou a todos os presentes e externou a alegria em receber um debate tão importante na sua cidade, destacou a luta árdua sobre a questão da água, o canal do sertão, e sua importância para todos os presentes nesse grande evento.
Zé Ronaldo finalizou salientando que a luta e grande e árdua, mas com tanta representatividade presente no evento, a vitória será certa para milhares de baianos. Destacou ainda que o Diálogo e algo fundamental para o sucesso!
A região do sisal, também esteve representado por São Domingos ( pelo chefe de gabinete Nafitel), e Queimadas (pelo prefeito Ricardo).
Todos os oradores que se pronunciaram no evento destacaram o papel de Wilson Mascarenhas (ex-prefeito de Várzea da Roça), um catingueiro sonhador e vislumbrador de um projeto, que trará segurança hídrica para milhares de baianos, em pouco mais de 300 KM de canais, sendo mais de 200 KM por gravidade, sem gastos com energia. Gerando vida, emprego, renda, dignidade e vida para todos. Realidade esta, que já tem sido vivida em outros estados do Nordeste, que já recebem as águas do Velho Chico.
Uma batalha grandiosa, que precisa do empenho dos municípios juntos aos seus representantes políticos no estado e na União (Câmara e Senado).
Wilson Mascarenhas em sua explanação, apresentou o projeto do "canal do sertão baiano" no contexto geral e os avanços, para todos os presentes, destacou ainda a grandiosidade da obra e o potencial para transformar a vida de milhões de baianos no semiárido.
Mascarenhas ressaltou da árdua tarefa nesses seis últimos anos, com encontros e reuniões para concientizar as autoridades dos municípios beneficiados direta ou indiretamente com a realização desta grande obra. Ele finalizou, conclamando a todos os presentes para unirem forças junto aos seus deputados, senadores, e autoridades em todas as esferas da nação, no intuito de concretizar o projeto dos sonhos dos baianos.
Essa foi a 28ª reunião de diálogo sobre a temática, onde muito já se avançou e conquistou sobre a realização do projeto que transformará a vida de muitas famílias e de cidades inteiras .








Comentários
Postar um comentário